top of page

A região da Serra do Caparaó teve sua Indicação Geográfica (IG) oficialmente reconhecida na terça-feira, 02 de fevereiro de 2021, junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). E nesse momento histórico que o café possui seu registro na modalidade “Denominação de Origem”.


O processo de registro teve sua estruturação feita pelo Sebrae/ES e parceiros, como Caparaó Jr., Sicoob, IFES, Incaper, Ministério da Agricultura, Associação dos Produtores de Cafés Especiais do Caparaó (Apec), entre outros. O metodologia de estruturação demandou vários documentos, projetos e estudos para comprovar a origem do café produzido na região.


A Indicação Geográfica traz consigo o olhar que a região do Caparaó merece, não só pelos seus aspectos naturais, mas também humanos, e isso torna seus cafés únicos e especiais. Esse reconhecimento vai trazer benefícios para milhares de famílias de pequenos produtores, de onde vem quase a totalidade dos cafés produzidos na região da Serra do Caparaó.


A área geográfica da Denominação de Origem do Café do Caparaó envolve dez municípios do Estado do Espírito Santo e seis do Estado de Minas Gerais.


Do Espírito Santo:


- Dores do Rio Preto;

- Divino de São Lourenço;

- Guaçuí;

- Alegre;

- Muniz Freire;

- Ibitirama;

- Iúna;

- Irupi;

- Ibatiba e São José do Calçado.


De Minas Gerias:


- Espera Feliz;

- Caparaó;

- Alto Caparaó;

- Manhumirim;

- Alto Jequitibá, e Martins Soares.


Assista ao video manifesto:



9 visualizações0 comentário

25/09/2018 - Atualizado em 25/09/2018 23h13


A Região das Matas de Minas foi destaque com 51 lotes entre os selecionados no Cup of Excellence Brazil 2018, que classificou 300 amostras para a fase nacional nas categorias "Naturals" e "Pulped Naturals". Ao todo, foram inscritos mais de mil lotes, dos quais 300 permanecem na disputa pelo reconhecimento de melhores cafés especiais do país na safra 2018.


Leias mais...




49 visualizações0 comentário

Muitos entusiastas presentes, apreciadores de Café, Baristas, Roasters famosos. O encontro foi realizado no Olisipo Coffee.


"Desta vez o destaque foi para o Café do Brasil, com uma eloquente e muito informativa introdução do produtor Brasileiro, Evaldo Silva que, sabendo do que fala, explicou o fundamental da produção de Café naquele território, com destaque para as regiões que produzem Grão da melhor qualidade. Muito esclarecedor e emotivo."


Leia mais...

121 visualizações0 comentário
bottom of page